SPED - PASSO 7


 

7 – Simultaneamente à transmissão dos dados para o SPED, os Termos de Abertura e de Encerramento serão encaminhados para a Junta Comercial de seu estado, que analisará o requerimento, os termos e demais procedimentos de sua competência em relação ao Livro Contábil Digital.

A Junta Comercial fará uma série de validações. As informações sobre a autenticação serão fornecidas ao contabilista responsável pela escrituração, por intermédio do SPED, mediante consulta via internet.

A análise da Junta Comercial poderá gerar as seguintes situações, todas elas com Termo Próprio, a saber:

·               Autenticação do Livro;

·               Indeferimento;

·               Sob exigência.

Para se proceder à autenticação de um livro colocado sob exigência, após sanado o erro ou irregularidade, ele deve ser retransmitido ao SPED pelo contabilista responsável.

Não haverá necessidade de novo pagamento à Junta Comercial para a autenticação desse livro. Será gerado pelo sistema um requerimento específico para substituição de livros não autenticados e colocados sob exigência.

Cuidados a serem tomados na guarda dos livros

Após cada escrituração, o contabilista deverá adotar medidas de guarda e preservação a fim de evitar a deterioração, extravio ou destruição dos livros digitais.

O livro digital é composto por dois arquivos: Livro Digital e Autenticação.

Deve-se fazer uma cópia de todos os arquivos, inclusive do recibo, para evitar problemas futuros.

·               Livro digital e autenticação (Extensão aut)

·               Arquivo de requerimento (Extensão req)

·               Recibo de entrega (Extensão rec)

NOTA:     Os softwares da DATAPHIL de conversão e adequação dos arquivos do SPED não acrescentam dados, nem modificam, excluem ou adicionam qualquer informação aos relatórios contábeis enviados pelo contabilista, cabendo a este a responsabilidade de proceder ao envio para a DATAPHIL de informações já testadas e conferidas, repetindo tais procedimentos quando do envio dos arquivos à RFB – Receita Federal do Brasil.

                                                                                                                                                     

                                                                                                                                          Voltar ao esquema geral